Add para Comparação Nossa Escolha

Projeto Calçadas da Cidade

Projeto Calçadas é o movimento para revitalizar nossas calçadas. Participe conosco para evoluir.

Uma cidade inclusiva, resiliente e saudável, deve, em primeira instância, colocar seus cidadãos como prioridade no planejamento e desenho urbano, com estratégias que ofereçam a eles boas experiências e que atendam às suas necessidades. As calçadas, como importantes elementos na rede de espaços públicos das cidades, são um território complexo pensado, geralmente, a partir de conceitos técnicos e construtivos que desconsideram aqueles que usufruem e transitam nestes espaços. É nesse contexto que se propõe o Safári Urbano, uma ferramenta para analisar calçadas a partir da experiência dos pedestres.

Da prancheta para a calçada: Safáris Urbanos

O Safári Urbano é uma metodologia de análise de calçadas baseada em estudo desenvolvido em Nova Iorque a partir da colaboração de diversos departamentos da prefeitura da cidade envolvendo as Secretarias de Planejamento, Construção, Desenho Urbano, Saúde e Transporte. Este trabalho multidisciplinar resultou no “Active Design: Shaping the Sidewalk Experience” (ou “Desenho ativo: moldando a experiência nas calçadas”, em tradução livre para o português), que faz parte de uma coleção de estudos e pesquisas que buscam relacionar a forma urbana e o ambiente construído a aspectos da saúde.

O estudo para a elaboração do “Active Design: Shaping the Sidewalk Experience” foi viabilizado a partir de visitas a mais de trinta calçadas em seis cidades americanas em expedições chamadas “Safáris Urbanos”, que utilizaram metodologia desenvolvida especificamente para esta pesquisa. O método foi criado pela própria equipe durante o processo, sendo então testado e aprimorado ao longo de seu desenvolvimento e, depois, traduzida e adaptada pela Cidade Ativa aqui no Brasil.

O material é composto por fichas que orientam a elaboração das perspectivas, de desenhos técnicos (para obtenção de medidas) e que indicam a coleta de parâmetros obtidos em campo e facilitam a compreensão – e comparação – dos elementos que caracterizam as calçadas avaliadas. Ao final do Safári Urbano, a calçada é avaliada qualitativamente pelos pesquisadores, o que permite comparar estudos de caso e identificar oportunidades e desafios para projetos de calçadas.

Projeto Calçadas da CidadeLeia a matéria completa

[Total: 1    Média: 5/5]

1 Comentário
  1. Mairiporã NewsNewbie
    121
    30 de julho de 2017 at 18:38

    Melhorar as calçadas, um projeto que consome poucos recursos e melhora a visibilidade da cidade.

Leave a reply

Registro Nova Conta
Excelente decisão, venha até nós!
Redefinir Senha
Comparar ítens
  • Total (0)
Comparar
0